terça-feira, 25 de agosto de 2009

Homenagem em clima de confraternização

Mais que a presença em massa de aproximadamente 200 servidores da secretaria municipal de saúde, a solenidade, na Câmara dos Vereadores, para homenagear os ex-secretários da saúde Ronaldo Gazolla e Felippe Cardoso lançou uma ideia que deve prevalecer, independente da corrente política que controla a pasta. Trata-se da valorização e a integração entre a cúpula da secretaria e os servidores públicos. Eles foram lembrados, acima de tudo, pela conduta ética e de respeito aos profissionais que lá estão lotados.

Além, é claro, das realizações concretas quando estiveram à frente da pasta. Faço referência à construção do Hospital Salgado Filho, no Méier, o Hospital Lourenço Jorge e a maternidade Leila Diniz – três unidades importantíssimas construída por eles.

Um dos principais desafios foi captar o clima de união que prevalecia na época dos ex-secretários de Saúde. Para isso, a obtenção de um vídeo VHS foi fundamental para uma pequena amostra de um trecho da vida do Gazolla, que retrata o clima de confraternização durante a festa de nove anos no comando da secretaria. Os funcionários públicos esboçavam sorrisos, o clima era de leveza no ambiente profissional. E esse é só um fragmento de um quadro muito mais abrangente.

Melhor que tudo isso, anteriormente mencionado, só mesmo se eles estivessem entre nós, pessoalmente, para receberem as honrarias. As viúvas, não menos importantes, tomaram o lugar dos falecidos e ficaram envaidecidas com a homenagem referente aos feitos desses dois nomes de peso na área da Saúde.

Os servidores sonhavam em reviver aquele clima que reinava numa das épocas de ouro da pasta – ao contrário do ar pesado que persiste na secretaria atualmente. Na ala administrativa, subestimam a capacidade profissional de servidores, dão início a uma onda de terceirizações, além de fechar a porta para aqueles que querem entrar. Mas voltando ao primeiro parágrafo... vamos falar de coisas boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário