sábado, 29 de agosto de 2009

Conferência Distrital na 2.2 de olho no futuro

Nesta sexta-feira (28/8), estive na Conferência Distrital de Saúde, na AP 2.2, para participar da mesa redonda que inaugurou os debates sobre a importância do controle social num serviço tão fundamental e estratégico que é a Saúde Pública. A situação na área já foi pior no passado. Entre 2000 e 2007, alguns indicadores na Area de Planejamento 2.2 melhoraram. Segundo a secretaria municipal de Saúde, no ano de 2000, 851 jovens grávidas com menos 19 anos deram à luz em hospitais públicos naquela região. Em 2007, foram 739 jovens com menos de 19 anos que se tornaram mães precocemente na AP 2.2 (Tijuca, Vilsa Isabel e Adjacências). De modo geral, esse número caiu graças ao trabalho de conscientização e educação, uso de preservativo e destaque no planejamento familiar.

Ainda sim, é um número considerado elevado. Por conta do aumento da expectativa de vida, a quantidade de idosos na área também cresceu muito, o que requer uma ênfase no Programa de Saúde da Família para evitar problemas crônicos de Saúde. A AP 2.2 é hoje o terceiro no ranking no número de idosos na cidade.

A Conferência Distrital de Saúde da Ap 2.2 serviu para discutir questões enriquecedoras. Mas
devemos levar em consideração indicadores com credibilidade para melhorar o acesso à saúde por meio de políticas públicas de longo prazo. Um dos mecanismos para que isso se concretize passa pelo controle social, vital na fiscalização para garantir a qualidade necessária aos cidadãos que precisam do sistema público de saúde.

Assim como os outros debates, em conferências distritais em outras regiões, apresentei e tirei dúvidas sobre o projeto de lei, de minha autoria, que fortalece o controle social. Esse projeto foi elaborado após longas conversas com conselheiros, que estiveram atentos às reinvidicações da classe como um todo. Falta uma semana para o ciclo das conferências deste ano se fechar. Estamos de olho já nas próximas daqui a quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário