quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Ontem foi Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Um dia para tentarmos entender o sofrimento dos portadores da doença, seus familiares e seus amigos. Começa com pequenos lapsos de memória e acaba levando o seu portador a ficar completamente desligado da realidade, tornando-o completamente dependente de cuidados.

O quadro se torna mais preocupante com a divulgação de um estudo mostrando que o Brasil possui um dos povos que menos se preocupa com a velhice. Até mesmo por uma questão cultural, o levantamento mostra que o brasileiro não se prepara financeiramente para enfrentar a terceira idade e, mesmo assim, alimenta uma boa expectativa para sua vida idosa. Outro ponto observado foi o fato de que acreditamos que nossas famílias devem cuidar de nós e, em compensação, não esperamos muito do Estado.

Nesse quadro, o idoso portador de Alzheimer não sofre sozinho, alterando profundamente sua estrutura familiar. Apesar de ainda não possuir nenhum tratamento ou prevenção plenamente efetivo, estudos mostram que manter a mente ocupada com jogos de raciocínio (como xadrez ou palavra-cruzadas), tocar instrumentos musicais, ter animais de estimação e manter uma socialização ajudam a atrasar o início ou a gravidade do Alzheimer.

Manter-se ativo é bom para você e para aqueles a sua volta. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário