domingo, 6 de maio de 2012

Nesta segunda, 7/5/12 (9hs), estaremos dizendo não a um grande equívoco perpetrado contra a Saúde pública do RJ: a tentativa de acabar com o Hospital de Ipanema para construir em seu lugar um centro de transplantes.

Essa proposta é completamente sem cabimento técnico ou científico. Uma verdadeira barbaridade, primeiro porque o Hospital de Ipanema é referência no estado – inclusive atende pessoas de fora do RJ - para procedimentos de alta complexidade e cirurgias, além de procedimentos endoscópicos minimamente invasivos, tais como: endoscopia digestiva, urologia, proctologia, ginecologia, e cirurgia geral.

Além disso, é preciso lembrar que o Hospital de Ipanema forma com excelência profissionais da saúde, pois muitos residentes lá aprendem com um corpo funcional altamente técnico, como poucos que ainda existem na saúde pública já tão dilapidada.

Mas não é só isso: o Rio de Janeiro já tem centros de transplante no hospital do Fundão e de Bonssucesso. Esses centros recebem apoio pífio dos poderes constituídos, fazendo com que o Rio de Janeiro tenha índices ridículos em transplantes realizados.

Então fica a pergunta: Por que fazer um hospital de transplantes em plena Praça General Osório, um local com o trânsito completamente estrangulado, enquanto outros centros já existentes (Fundão e Bonsucesso) ficam ao lado de vias expressas?

O RJ precisa sim de uma política que invista em transplantes, mas essa política deve ser pautada em técnica e eficiência, e não em interesses políticos que visam a promoção de obras vultosas que sugam o dinheiro investido em saúde.

Esse é um momento precioso na história do Rio de Janeiro. É um momento em que vemos a verdadeira face dos nossos governantes. Eles estão estampados na mídia em farras, numa gastança de dinheiro que sabe lá Deus como foi ganho. A luta pelo Hospital de Ipanema é mais que uma simples corporativa, é a luta pela promoção da saúde pautada naquilo que a população realmente precisa e não no interesse de empreiteiras e seus amigos políticos.




Um comentário:

  1. Caro vereador,

    Eu diria que hoje em dia acabar com um hospital é um atentado contra a vida do cidadão!

    Numa cidade onde a quantidade de leitos hospitalares é insuficiente para atender a demanda por internação, considero um CRIME se mais hospital acabar. Tem gente morrendo nas UPAs precisando de atendimento urgente e que estão esperando vagas na central de regulação.

    Precisamos de mais hospitais já! O povo precisa ir até o Palácio da Guanabara e protestar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir