quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Debate Público sobre o Câncer infanto Juvenil

O dia 23/11 é reconhecido como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Em razão da proximidade da data, foi realizado um debate público sobre o câncer infanto-juvenil no salão nobre da Câmara Municipal, organizado pelo vereador Tio Carlos, do qual participei.

Durante o evento, discutimos a grave situação do atendimento às crianças com câncer. A rede básica não tem condições de fazer o diagnóstico da forma devida, e são poucas as instituições com equipamentos para realizar os exames de imagem necessários para detectar a doença.

Para tentar melhorar a situação dos doentes, apresentamos algumas propostas como, por exemplo, a criação de projeto de lei que classifica o Câncer Infantil como doença de Notificação compulsória. Além disso falamos sobre a urgência de se discutir com a Secretaria Municipal de Saúde a respeito da necessidade da disponibilização do exame de ressonância magnética.

Foi uma reunião muito interessante, que contou com a presença de vários representantes da sociedade civil, mas infelizmente, poucos vereadores participaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário