segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Novo Plano Estratégico da Prefeitura decepciona

A Prefeitura apresentou hoje o seu Plano Estratégico. As metas divulgadas para a saúde definitivamente não correspondem às nossas principais necessidades. Por exemplo: estabeleceram que uma OS será responsável pelas unidades de saúde a serem implantadas na Rocinha. Mas quem vai se aventurar a gerenciá-las? E posto de saúde já existente no local, que não funciona plenamente e aguarda obras há mais de 10 anos?

Inventaram uma meta chamada "Tempo de espera para ser atendido nas emergências". Como vão medir o tempo de espera daqueles pacientes que não deveriam estar esperando? 80% dos pacientes que esperaram nos grandes hospitais poderiam ser atendidos perfeitamente na rede básica. Se esta fosse eficiente, é claro. E nas emergências, ainda por cima, faltam médicos clínicos e pediatras. Se não resolverem a carência de profissionais, a espera por atendimento será eterna!
O secretário Sérgio Cortes afirma pelos jornais que o modelo de gestão própria (pública) está falido, e por isso privatizou serviços como os de laboratórios, de imagem, a neurocirurgia e agora o atendimento às crianças cardiopatas. Desta forma, assume que a rede pública não tem condições de realizar estes serviços, mas ao invés de resolver o problema, dá uma solução paliativa.

Vamos continuar passivos, assistindo esta vergonha ? A Saúde Pública está sendo destruída.

Cariocas, precisamos evitar que este câncer da privatização se dissemine no nosso município. Temos que resistir!

Um comentário:

  1. O pior é que está começando muito forte essa onda; a população precisa saber disso urgentemente. Nós, meros mortais, contamos com a força dos politicos que sabem a verdadeira intenção desse processo para denunciar fortemente na imprensa. Mas a impressão que fica é que todos estão esperando a casa cair ou que uma parte da casa venha sentar-se confortavelmente nos seus bolsos.

    ResponderExcluir