segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PARABÉNS AO MIGUEL COUTO


Dirigi o Hospital Municipal Miguel Couto durante oito anos e conheço bem os profissionais que lá atuam. Todos de altíssima qualidade. A mim, o sucesso no atendimento de emergência prestado ao cineasta Fábio Barreto não causa surpresa, mas reflete bem os dias que passa a Saúde Pública Municipal, cujo serviço de emergência foi taxado pelo Prefeito como “porcaria”.

Nossos profissionais, apesar de bem preparados e dotados de um espírito heróico para superar as adversidades, por vezes, sucumbem ao descaso que as autoridades públicas dedicam ao setor. Mergulham na falta de estrutura da rede. Atualmente, a rede pública de saúde vive dias de tristeza. Há anos os investimentos são escassos. A falta de prevenção e atenção básica gerou um agigantamento nos atendimentos emergenciais.

Então vem o milagre. Ele acontece diariamente e não é noticiado pela imprensa. Com falta de estrutura e recursos – físicos e humanos – os profissionais salvam vidas e transformam a dor em esperança.

É preciso lembrar que, o grande cineasta, deu sorte. A emergência estava vazia e a intervenção foi feita rapidamente e com sucesso. Na sequência, Barreto foi transferido para UTI do Hospital Copa D’or. Então podemos ver o outro lado da questão: naquilo que depende dos nossos profissionais, vidas são salvas. Por outro lado, não há infraestrutura para garantir a sobrevivência.

Cabe então o lembrete, nesta época de feriados, os atendimentos emergenciais aumentam em percentuais significativos. É preciso que rede de saúde pública esteja preparada para atender a demanda.

Assim, como incluo na minha rotina a luta para fazer com que essa estrutura esteja devidamente alicerçada em um planejamento sólido, diante do quadro do cineasta Fábio Barreto, noticiado pela imprensa, me motivei em escrever ao Prefeito Eduardo Paes e ao sercretário Hans Dohmann as mensagens eletrônicas que passo a transcrever:

“ Sr Prefeito,

Como vereador e médico, gostaria de parabenizá-lo pelo exemplar atendimento prestado pela "Porcaria" de emergência chamada Hospital Municipal Miguel Couto. Na madrugada deste sábado o cineasta Fabio Barreto sofreu gravíssima lesão neurológica após um acidente de trânsito em Botafogo. Como acontecem centenas de vezes, a ambulância do GSE atendeu a vítima e encaminhou-a à emergência mais próxima. Lá chegando, em poucos minutos foi atendida por uma heróica equipe multiprofissional que em poucos minutos colocou o paciente no centro cirúrgico. Pelas mãos dos nossos neurocirurgiões, o paciente foi submetido ao procedimento necessário, salvando a sua vida.

Posteriormente, a família optou por removê-lo para uma unidade particular e entregou o atendimento ao brilhante cirurgião Paulo Niemeyer Filho que passou a conduzir o caso ,tendo a seguir a ética conduta de parabenizar a equipe do hospital que conduziu os primeiros socorros.

Prefeito, este foi apenas um pequeno exemplo do trabalho anônimo e diário dos 25.000 funcionários da SMS que continuam, com muito sacrifício,salvando vidas nesta cidade. Olhe para eles com mais carinho e não siga o caminho de outras autoridades que acham que privatizando a saúde vão ganhar votos e apoio popular.

Tenho certeza que as famílias dos pacientes e toda a opinião pública irão parabenizá-lo se o senhor conseguir dar a estes heróis melhores condições de trabalho nesta INSUBSTITUÍVEL rede pública de saúde.

Parabéns Sr.Prefeito,o senhor é o chefe de todos nós,funcionários públicos municipais.

Saudações,

Paulo Pinheiro”

“ Secretário,

Acredito que tenha recebido minha mensagem (via SMS) informando sobre o envio de correspondência eletrônica ao Prefeito Eduardo Paes.Meu intuito foi lembrar ao sr.Prefeito da importância do fato ocorrido na madrugada deste sábado quando o cineasta Fábio Barreto , após sofrer grave acidente, foi exemplarmente atendido no HMMC. Aproveitei a oportunidade para criticar as infelizes declarações do Prefeito na inauguração da UPA de Vila Kennedy. Naquela oportunidade, conforme matéria do jornal o Globo, o Prefeito Eduardo teria dito que a UPA inaugurada iria ajudar as "porcarias" de emergências. Este tipo de declaração de uma autoridade tão importante,não contribui em nada para o trabalho de mudança da saúde carioca.

Mas, o que importa é mostrar à opinião pública (e ao Prefeito) que ainda são as nossas emergências, os locais que continuam prestando um relevante serviço ao cidadão rico ou pobre, que precisa de atuação rápida e competente, como reconheceu a própria família do Fabio e o neurocirurgião Paulo Niemeyer.

Mandei correspondência ao diretor do HMMC e a vários órgãos de imprensa lembrando que além deste fato existe também o ótimo atendimento prestado pelo hospital ao rapaz baleado na cabeça durante um assalto nas imediações da PUC, que já saiu do coma e evolui satisfatoriamente.

Enfim, Sr. secretário, nossas autoridades maiores (Prefeito e Governador) precisam respeitar um pouco mais o trabalho de muitos anos de um grande número de profissionais que não podem ser desmoralizados por discursos políticos que não tem compromisso com a verdade nem com o interesse público.

Por último quero parabenizá-lo por estes fatos (sucesso no atendimento num hospital público municipal) que nos deixam a esperança por dias melhores para a saúde pública do RJ. Continuo sendo um parlamentar que quer ajudar as boas idéias e aqueles que nos parecem ter vontade de implementá-las.

Parabéns e um fraterno abraço,

PAULO PINHEIRO (Médico/Vereador/Servidor Público Municipal)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário