quarta-feira, 7 de abril de 2010

Governo aciona o rolo compressor: Previ-Rio

A rádio corredor da Câmara Municipal vem dizendo que, fazendo uso da maioria que dispõem na casa, 35 vereadores, a base do Governo protocolou documento para instalação da CPI do Previ-Rio. Seriam 24 assinaturas, o que suplantaria e muito as 15 assinaturas que tinha conseguido até o momento.

Enquanto aguardava no plenário a chegada dos dois últimos vereadores para fechar a nossa lista, o governo usando seu rolo compressor já teria conseguido assinaturas superiores ao número regimental e protocolado o requerimento. Se isso se confirmar, o governo poderá instalar uma CPI na qual terá completo domínio dos trabalhos, pois indicará quatro dos cinco membros.

Fica então a expectativa se haverá o deferimento da CPI, pois, pelo que se noticiou, isso só aconteceria mediante fatos novos.

Além do nosso requerimento, os parlamentares de oposição Andréa Gouvêa Vieira, Clarissa Garotinho e Eider Dantas também estavam buscando as assinaturas para dar entrada no pedido de CPI.

Com esta manobra corremos o risco de ver a CPI completamente manobrada ao sabor dos interesses do governo, o que trará muitas dificuldades para o vereador de oposição que participar da comissão.

Mesmo assim, lutarei para que o meu nome seja indicado pela Frente Carioca para compor a CPI. Mais do que nunca precisamos da atenção do cidadão e dos funcionários municipais para garantir uma investigação imparcial, até porque as últimas noticias dão conta que, por força de uma liminar, o Previ-Rio não é fiscalizado pela Secretaria de Política de Previdência Social (SPS), órgão do ministério da previdência responsável pela fiscalização dos fundos de pensão público.

Independente disso, já encaminhei a mesa diretora um requerimento de informações, solicitando esclarecimentos sobre a operação financeira e sobre o processo de licitação do restaurante Rio´s no aterro do Flamengo.

Minha primeira impressão da CPI da base governista busca desvincular os dois fatos justamente para preservar integrantes do governo.

3 comentários:

  1. Cecília,

    precisamos lotar as caixas de emails dos vereadores pedindo informações sobre os andamentos dos trabalhos da CPI, procurando saber quando os membros se reunirão e pedindo que as associações representativas dos aposentados e dos contribuites do Previ-Rio possam acompanhar os trabalhos, etc.
    A CMRJ é uma casa pública e o cidadão tem o direito de entrar nela e acompanhar seus trabalhos sempre que quiser.

    ResponderExcluir