quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Mundial do Rim

Hoje é o Dia Mundial do Rim. Idealizado em 2006, passou a ser realizado todas as segundas quintas-feiras do mês de março com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a saúde dos rins. Nesse ano de 2010 o tema é “Proteja seus rins. Controle seus diabetes” e mais de 100 países estão engajados na causa.

As complicações nos rins podem levar a perda do órgão e até a morte, no entanto, o fato de se tratarem de doenças assintomáticas, ou seja, que não causam dor ou sintomas aparentes complica o diagnostico. Segundo estimativas da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), cerca de 60% dos 2 milhões de doentes no Brasil não sabem que têm o problema.

Apesar de possuir tratamento preventivo barato e simples, o mesmo ainda não se tornou rotineiro na vida da população. Com exames de sangue simples é possível medir a dosagem de creatinina e com isso detectar se há déficit de funcionamento nos rins, dando inicio ao tratamento o quanto antes.

Além dos exames, é importante manter o controle de possiveis casos de hipertensão e/ou diabetes. Tanto a hipertensão arterial, quanto os altos indices de açucar no sangue podem lesar as arterias renais até que se forme um quadro de insuficiencia renal aguda. Caso o paciente não começe a tomar os cuidados necessários o próximo passo é a Doença Renal Crônica.

Quando chegamos nesses casos só restam as opções pela diálise ou pelos transplantes. Esses, porém, são procedimentos caros e complicados. A diálise consiste numa maquina que filtra o sangue, substituindo assim o rim. Essa, no entanto, deveria ser apenas uma medida provisória. Como o ideal seria realizar o transplante, a diálise serviria apenas até que se conseguisse um doador.

Foi justamente com o intuito de tornar o exame mais rotineiro que apresentei uma lei – já aprovada na câmara municipal – que estabelece a notificação compulsória dos casos de doença renal crônica.

Além disso, apresentei juntamente com o vereador Carlo Caiado novo projeto de lei, dessa vez para criar a Semana Municipal de Prevenção às Doenças Renais. O projeto já recebeu parecer favorável e aguarda para entrar na Ordem do Dia e ser votada.

A semana de prevenção serviria exatamente para criar o hábito de se prevenir as doenças renais. No ano passado já promovi uma discussão sobre o assunto no dia da saúde na Câmara com a presença de especialistas e continuo minha luta para que o cidadão se conscientize da importância do tratamento.

O envelhecimento da população aumenta o surgimento das doenças crônicas e devemos ficar atentos. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário