domingo, 28 de março de 2010

Amamentação x Dengue e Gripe A

Para os que não conhecem minha história, minha especialidade médica é a pediatria, área que nunca deixei de acompanhar e estudar. Justamente por ter uma larga vivência nesse segmento, sei que existem muitas dúvidas e boas ideias para serem divulgadas, assim como mitos que devem ser desvendados.

Por esse motivo resolvi utilizar o meu blog para disponibilizar informações e dicas que considero úteis e que podem, por vezes, ajudar no dia-dia dos pais. Vale lembrar que a internet e o doutor Google não acabam com a necessidade do acompanhamento de um médico de confiança e que a principal fonte de informação deve continuar sendo seu pediatra.

Gostaria de inaugurar essa maneira de utilizar o espaço do blog comentando os cuidados que as mães devem tomar com a amamentação quando estiverem doentes. Como duas doenças se encontram em evidencia na mídia – a Influenza A e a Dengue –, penso que vale um comentário sobre o assunto ao meu leitor.

Li duas matérias no site da revista Crescer que tratam da amamentação na hipótese das duas doenças. Sei que inúmeras mães têm dúvidas sobre como lidar com a amamentação em ambas as hipóteses, por isso a leitura de ambas é importante.

(Links para as matérias: Dengue e Gripe A)

Entendo que nos dois casos (Dengue e Gripe A) é recomendável manter a amamentação normalmente, enquanto isso for possível para mãe. Os vírus não são transmitidos pelo leite materno e, pelo contrário, o leite fortalece a saúde do bebê que, caso venha a adoecer, terá um sistema imunológico reforçado. A principal recomendação é que a mãe cuide da própria saúde para que seu estado não chegue ao nível de comprometer a relação com o filho, embora sejam raros os casos em que a mãe fique impedida de amamentar. Em ambos os casos a hidratação é importatíssima.

Independente disso, o bom senso sempre recomenda que haja acompanhamento médico. Assim é importante procurar um clínico (para mãe) e um pediatra (para a criança). O auxílio do parceiro e/ou amigos também ajuda a superar o momento adverso, aliviando a pesada carga que a mãe enfrente nesses momentos.

Falando especificamente dos casos citados nas matérias, vale lembrar que a Dengue só é transmitida pelo mosquito, enquanto a Influenza A é transmitida principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Por isso, no caso da Dengue, recomenda-se a prevenção contra o mosquito e aplicação de repelentes (compatíveis à idade da criança), enquanto no caso da Influenza A fica a recomendação de que a mãe passe a usar máscara e mantenha as mãos limpas para evitar o contágio da criança quando for amamentá-la, além de fazer a prevenção com a vacina (veja aqui o calendário de vacinação).

O leite materno é insubstituível. Fica a dica (do pediatra).

Um comentário:

  1. Em relação ao dengue é muito importante esta recomendação sobre proteção individua, pois tanto com a circulação do vírus tipo 2 como do 1 a tendência é que as crianças sejam mais vulneráveis a forma grave, parabéns.
    Cecilia Nicolai-http://www.ctrlaltdengue.blogspot.com

    ResponderExcluir