terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevista à Folha Dirigida

Hoje visitei a redação do jornal Folha Dirigida, onde participei de uma entrevista. Durante a conversa com a repórter, defendi novamente o concurso público, o plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) e a instauração da CPI para apurar os problemas de recursos humanos na saúde do município. O jornal, que tem acompanhado toda a evolução do caos que toma conta da cidade, pretende agora esclarecer os problemas na seleção dos funcionários que as Organizações Sociais contratam.

É claro que não poderia ocorrer um concurso público para um cargo terceirizado, mas o processo seletivo deveria, no mínimo, ser o mais objetivo possível. Essa objetividade foi inclusive uma promessa feita pelo secretário municipal de saúde, Hans Dohmann, à própria Folha Dirigida no início de seu mandato. No entanto, a Global - organização social que será uma das responsáveis pelas novas contratações - prefere fazer uma avaliação de currículo, uma dinâmica de grupo e uma entrevista individual. Passar por essas etapas e não realizar nenhuma prova para comprovar conhecimento é, sem dúvida, uma forma de favorecer apadrinhamentos.

Tentei desconstruir o pensamento de que deve-se evitar funcionários estatutários já que eles se acomodariam com a estabilidade. O argumento não se justifica, pois é possível sim cobrar produtividade de funcionários públicos. Na realidade, o que percebemos é justamente o contrário: um desânimo naqueles contratados pelas OSs, já que não tem nenhuma perspectiva de ascensão na carreira.

O concurso público aliado ao PCCS é a melhor maneira de garantir um funcionário satisfeito e trabalhando bem. Fica a dica.

3 comentários:

  1. Era dia 06 a audiência do RH da saúde, após as chuvas foi para quando?

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,Vereador este é o caminho,chega de QI (Quem indica) ,concurso sempre!!!!

    ResponderExcluir
  3. É necessário que a luta continue, chega de QI (QUEM INDICA). A cidade está virando coisa privada. Lutaremos sempre pelo serviço público de qualidade e através de "Concursos públicos" para atividades-fim. Saúde é coisa séria!!

    ResponderExcluir