terça-feira, 18 de maio de 2010

Cuidados prematuros

A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) está lançando a campanha “prematuro imunizado é prematuro protegido” com o objetivo de alertar pais e profissionais da saúde sobre a vulnerabilidade dos bebês prematuros.

O recém-nascido de uma forma geral já é frágil, mas quem nasce antes do previsto exige cuidados ainda maiores. O sistema imunológico, que já é pouco desenvolvido, acaba perdendo outro fator de proteção a saúde, pois, em muitos casos, ficam privados da amamentação devido a internação em UTIs neonatais por longos períodos.

Pensando nisso, a SBIM disponibilizou um calendário de imunização bastante completo em um site repleto de informações sobre a campanha. Vale ressaltar que a maior parte das vacinas estão disponíveis de forma gratuita em postos de saúde e nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Para finalizar, é sempre bom lembrar que manter a vacinação em dia não é exclusividade de crianças prematuras. A família deve dar o exemplo e estar devidamente vacinada. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário