sexta-feira, 23 de julho de 2010

Se isso não for subsídio...

Fui surprendido hoje, em pleno recesso da Câmara, por uma mensagem do prefeito Eduardo Paes aos vereadores do município publicada no Diário Oficial. No texto, o prefeito pede nosso apoio à uma proposta sua que visa alterar a aliquota do ISS incidente sobre a tarifa dos ônibus, propondo uma redução de 2% para 0,01%, representando uma perda de R$33.000.000,00 por ano aos cofres públicos.

Evidente isso também pode ser entendido como lucro de R$33.000.000,00 por ano para as empresas de ônibus. Logo elas, que prestam um serviço desaprovado por 72% da população, segundo reportagem do jornal O Dia.

É curioso lembrar que Eduardo Paes havia prometido não conceder subsídios às empresas de ônibus na época do lançamento do Bilhete Único. Esse era o item numero 1 das suas promessas de campanha publicada pelo O Globo.

Mas não posso dizer ao leitor que isso me surpreende. Pois bem me lembro que ele já havia prometido não aumentar a tributação sobre a população e sancionou a Taxa de Luz.

Ou seja, diminui das empresas de ônibus e aumentou o imposto do cidadão comum. Isso acontece justamente na semana em que vimos uma reportagem que mostra o Brasil com o terceiro maior índice de desiguladade da América Latina.

Fico menos surpreso ainda quando lembro das promessas que fez seu “mentor”, Sérgio Cabral. Na campanha para o Governo, prometeu aplicar o PCCS aos profissionais da saúde, lei que me ajudou a aprovar quando era presidente da Assembléia Legislativa. Bastou ganhar as eleições para que o compromisso assumido fosse rapidamente esquecido (por ele!).

E assim vai caminhando a política do RJ. Sem cumprir promessas, andando no recesso, publicada numa sexta feira e em plena campanha eleitoral. Na maciota para ninguém ver.

Mas estamos atentos. Vamos botar a boca no trambone e reclamar!

3 comentários:

  1. Prezado vereador Paulo Pinheiro, é uma sorte contarmos com pessoas como o Sr. que presta atenção a todos os desmandos do governo da cidade e "bota a boca no trombone". Continue assim, os bons são poucos, mas se trabalham bastante, conseguem melhorar a situação do povo.
    Disse Arthemis de Carcamo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito que todos os vereadores fossem como V.Ex., ativo e atento. Torço para que permaneça na camara de vereadores, pois visualizo uma importãncia maior para a casa do que na ALERJ. Além do fato que caso permaneça e fiscalize os desmandos do Paes, fatalmente será o novo prefeito dessa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Cara Arthemis,

    Agradeço seu comentário. Acho que o trabalho de fiscal é tão (ou mais) importante do que fazer leis. Afinal de que adiantam leis que não são cumpridas?

    Esse tipo de incentivo é que nos faz continuar na luta!


    Prezada Roberta,

    Entendo o que vc quis dizer em seu comentário. Realmente a CMRJ não prima por fiscalizar o município e, por vezes, ainda endossa alguns desmandos, como o PEU das Vargens ou da própria Taxa de Luz, o que realmente é uma pena.

    Mas minha candidatura para Deputado Estadual tem dois principais fundamentos: o primeiro é que o fato de estar dentro da Assembléia não me impede de fiscalizar o município. Além disso, poderei tratar também dos Hospitais Estaduais. O trabalho continuará então nos dois planos (municipal e estadual).

    O segundo é a atual situação da Saúde no Estado que é calamitosa, principalmente no que diz respeito ao servidor. Minha intenção é dar prosseguimento ao que iniciei quando o Cabral era presidente da Alerj. Naquela época conseguimos criar a Lei do Plano de Cargos Carreiras e Salários na Saúde, mas depois que o Cabral foi eleito o PCCS não foi implementado.

    Essa é uma obrigação que me cobro todos os dias. Não sei se conseguirei, mas sei que vou lutar até o fim. Esse ano tivemos uma vitória importante: o MP propôs ação para obrigar o Estado a implentar o PCCS.

    Desde os tempos que dirigi o Miguel Couto que sei que é possível fazer saúde pública de qualidade com servidores públicos. Acredito que qualidade dos serviços de saúde vem na medida em que os funcionários são valorizados.

    Agradeço sua participação no Blog e espero que vc compreenda meus motivos, apoiando minha candidatura.

    Por fim, peço que ambas acessem o site da minha candidatra. O link está no blog. A opinião de vocês é muito importante!

    Abraços,
    Paulo Pinheiro

    ResponderExcluir