terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe Suína causa primeira morte no Rio

Na tarde desta quinta-feira (16/7) foi confirmada oficialmente a primeira morte pela gripe suína no RJ. Tratava-se de uma mulher de 37 anos e moradora do bairro de Del Castilho. Aparentemente, não parecia estar entre o grupo de risco, como também não teve contato com ninguém que viajou ao exterior. Este caso ilustra bem a informação do ministro Temporão de que no Brasil o vírus da gripe (H1N1) circula livremente.

Neste momento é preciso que as pessoas sejam bem informadas para que não entrem em desespero e pânico. Logo, algumas informações precisam ser assimiladas com bom senso. Quando o Ministério da Saúde avisa que não fará mais exames laboratoriais para todos os pacientes, fica mais importante conhecer os sintomas e saber o momento certo para procurar
os serviços de saúde. Os sintomas iniciais são: febre alta súbita, tosse, coriza, dor de garganta, dores no corpo e até náuseas e vômitos.

Quando alguém apresentar alguns destes sintomas deve procurar um médico ou um serviço de saúde. Mas, se o quadro apresentar sinais de piora deverá ser procurado um serviço de emergência imediatamente.

Algumas medidas de segurança devem ser tomadas: evitar passar as mãosnos olhos,na boca,nos olhos e no nariz. Lavar as mãos frequentemente, usando toalha descartável para fechar torneiras e para tocar a porta do banheiro. Quando espirrar proteger o nariz com um lenço.

Devemos ter maior cuidado com as pessoas que compõe o grupo de risco. Tratam-se de idosos, crianças com menos de dois anos, grávidas e imunodeprimidos.

Sintomas de piora do quadro:

No ADULTO
Febre mantida ou aumentando, falta de ar, confusão mental e queda da
pressão arterial.

Na CRIANÇA
Irritabilidade, prostração, recusa alimentar, falta de ar, mãos e boca roxas

Nenhum comentário:

Postar um comentário