sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que faz um vereador em seis meses?

Aos 60 anos, já vivi diversos momentos na vida pública no Rio de Janeiro. Durante 13 anos vivenciei a experiência de integrar o Poder Executivo em cargos de chefia de um grande hospital público, o Miguel Couto. Por cinco anos fui vice-diretor e oito anos diretor da unidade. Em seguida, submeti meu nome à avaliação popular e conquistei a minha primeira experiência no Legislativo, sendo vereador da cidade do Rio por dois anos. Novamente, avaliado nas urnas, passei oito anos como deputado estadual. Agora, completo seis meses em um novo ciclo na
Câmara dos Vereadores.

Confesso que esses foram os seis meses de trabalho mais árduo na vida legislativa. Certamente, com a maior exigência da população por mais transparência, a vida parlamentar (pelo menos de alguns políticos) passou a ser muito mais fiscalizada. Isso exige mais emprenho do parlamentar e compromisso real com a sociedade.

Assim, passei seis meses fiscalizando o executivo e propondo modificações nas políticas públicas. Estudando mais detalhadamente o orçamento, expandi minha participação na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a qual as nossas emendas foram bem mais qualificadas. Participei de várias discussões e lutei muito para tentar impedir a aprovação da lei das Organizações Sociais. Com as minhas críticas, ajudei a melhorar o projeto de criação do Código de Ética da Câmara. Pressionando, por meio da mídia, conseguimos reduzir a precariedade do trabalho na saúde municipal, retirando as cooperativas e cobrando o concurso público.

Por meio de uma CPI proposta por nós, estamos conseguindo fechar o "ralo" por onde escorriam milhões de reais que deveriam ser aplicados no hospital de Acari. Com dois novos projetos de lei relativos ao controle social, vamos melhorar a fiscalização popular no setor saúde. Com forte pressão sobre a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, conseguimos reverter o fechamento da maternidade do Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário