domingo, 24 de janeiro de 2010

Copa Almofala

Sexta feira cheguei aos 61 anos. É uma idade curiosa, onde oficialmente me enquadro ao estatuto do idoso, porém não posso exercer a expressão mais simbólica da terceira idade: andar de ônibus sem pagar.

Pois bem, 61 é ser velho sem ter todos os direitos da terceira idade. É estar lá, mas parecendo que ainda falta um pouquinho.

Nessa toada, acho que para me sentir jovem (no sentido terapêutico de estar despreocupado), no final de semana seguinte ao meu aniversário organizo, no playgroud do meu prédio, a Copa Almofala de Futebol de Mesa, também conhecido como jogo de botão, uma tradição genuinamente brasileira.

Explico o nome: Almofala é a terra de meu pai, Seu Diamantino, em Portugal.

E o negócio é sério. Dezesseis jogadores de vários pontos da cidade, numa competição que vem cultivando algumas rivalidades que entrarão para a história. Afinal o futebol (mesmo de mesa) fica muito melhor com o tempero das rivalidades. Todos querem vencer, inclusive eu.

Mas acho que fico jovem demais e meu desempenho não é tão bom quanto nas peladas que jogo em casa (onde sou capaz de jogadas incríveis, juro!). E como o torneio é dureza, separando os meninos (amadores) dos homens (profissionais), acabei caindo nas quartas-de-final.

Nas semi-finas só ficaram os profissionais: Num emocionante confronto, Otávio Mão Suada e seus Rastafaris venceram Karel pelo placar mínimo: 1 x 0. No outro jogo Bruno Independente venceu Márcio Tiumbi pelo elástico placar de 4 x 0, com grande atuação do botão Garrincha, autor de 3 gols.

A final trouxe não só o emocionante confronto entre Otávio Mão Suada e Bruno Independente, trouxe também a disputa entre os até então botões artilheiros da Copa Almofala: Mão Suada com seu Trinta e Cinco (que de atirar tão bem contra o gol deveria se chamar Trinta e Oito) e Independente com Garrincha, capaz de fazer a diferença em uma única partida do torneio fazendo 4 ou 5 gols.

E mais uma vez Otávio levou a melhor na Copa Almofala e se sagrou bicampeão. No primeiro tempo Trinta e Cinco teve um aproveitamento espetacular, jogando para o filó 3 dos 4 disparos que fez ao gol. Otávio pressionou com uma a precisão espetacular nas jogadas. A cada vez que dizia “prepara”, seguia um ritual que não falhava: enxugava o suor da testa com um lado da barra da camisa, no outro lado enxugava as mãos, palhetava e gol!

No segundo tempo bem que Independente tentou reagir. Garrincha ainda fez 2 gols, mas Mão Suada soube jogar com o regulamento e administrar a vantagem, sagrando-se bicampeão.



Abaixo registro a Classificação final os nomes dos participantes:

Semi-finais:
Otavio (Rastafari) 1 x 0 Karel (Grêmio)
Bruno (Independente) 4 x 0 Marcio (Tiumbi)

Final: Otavio 3 x 2 Bruno
3o-4o lugares: Marcio 6 x 3 Karel
Os 16 participantes foram:

1. Paulo Pinheiro
2. Honder
3. Emerson
4. Roberto
5. Orlando
6. Sidney
7. Amilcar
8. Rafael (Fafito)
9. Marcio
10. Bruno Independente
11. Bruno
12. Otavio (Bicampeão-2008/2010)
13. Bernardo
14. Gustavo
15. Karel
16. Bacau

Um comentário: