segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Verdades em doses homeopáticas.

“Ninguém está imune ao SUS. Nem aqueles que gastam os tubos em Planos de Saúde.”. *Essa frase de um velho amigo profissional de saúde mostra bem a realidade que o sistema atravessa.

Na verdade, recordei do episódio (que fez parte da explicação para um cliente de plano de saúde sobre o encaminhamento de seu tratamento à rede pública de saúde), para ponderar que o cidadão, com medo de ficar entregue ao SUS, gasta boa parte de seu orçamento em planos de saúde e, por esta razão, passa a habitar em seu imaginário que está livre da vala comum das filas, falta de insumos, de equipamentos e profissionais.

Isso em parte pode até ser uma realidade. Mas, quando a questão trata de alta complexidade, a coisa fica um pouco diferente e, por vezes, algum de nossos familiares ou nós mesmos, não temos outra alternativa senão o SUS.

Sob esse aspecto, o jornal “O Globo”, nestas últimas semanas traz verdades homeopáticas ao cidadão que acha que o antídoto ao SUS são os planos de saúde. No dia 10 de janeiro, ‘O Globo’ veiculou uma importante matéria com a Dra. Ligia Bahia, Doutora em Saúde Pública, tratando da questão dos Planos de Saúde. O título (‘Os planos de saúde fazem o que querem’), dá o tom do conteúdo. http://bit.ly/7N2JKI

Uma semana depois, o periódico traz mais uma homeopática dose de realidade com a matéria assinada por Gustavo Poul e Catarina Alencastro: ‘No SUS, pacientes de câncer enfrentam falta de radioterapia e medicamentos modernos’. http://bit.ly/8E8Ehe

Nosso blog recomenda a leitura de ambas e, somando dois mais dois, pondera que todos precisamos do SUS (inclusive os planos de saúde) e devemos tratá-lo bem, pois 99% dos cidadãos brasileiros estão sujeitos a, de alguma forma, depender do sistema para seu auxílio ou de algum familiar .


Nenhum comentário:

Postar um comentário